Pages

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Parabéns Blumenau pelos seus 160 anos!

Hermann Bruno Otto Blumenau – Fundador de Blumenau

Blumenau foi fundada em 02 de setembro de 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau. A cidade é conhecida pela arquitetura, gastronomia e costumes tipicamente alemães, sedia a Febratex, a maior feira latino-americana da indústria têxtil, além da Oktoberfest, a festa de outubro, que atraí milhares de pessoas vindas de várias partes do Brasil e do mundo, para celebrar a cultura alemã.

Blumenau em meados do século XIX

Av. Beira Rio – Blumenau

Blumenau está localizada no Vale do Itajaí, importante região têxtil do país, e é considerada o centro da indústria têxtil na região e no estado de Santa Catarina, dentre as cidades que se destacam do vale estão Brusque, Gaspar, Ilhota, Jaraguá do Sul, Pomerode, Indaial, Timbó, Rodeio e Ascurra. O pólo alcançou projeção econômica no cenário regional e nacional, respondendo por 65% da economia da região e exportando um quarto de sua produção. A cidade sedia a maior feira latino-americana da indústria têxtil a Febratex, reunindo o melhor em todos os segmentos da cadeia têxtil, entre eles: máquinas de costura, máquinas de corte, aviamentos, etiquetas, embalagens, equipamentos, acabamentos, beneficiamentos, fios, estamparias, automação industrial, informática, teares e matérias-primas.

Vila Germânica – Local onde acontece a Oktoberfest

Oktoberfest – Blumenau

A cidade traz consigo uma rica história dentro do contexto de moda, que remonta meados do século XIX. Em 1860 os imigrantes alemães traziam vestidos de seu país natal, influenciando o vestuário da colônia, eram trajes simples, lenços e vestidos de seda, que eram usados para ocasiões festivas. Atualmente a cidade é um dos pólos de moda mais importantes do Brasil, tendo um papel signicativo dentro do setor têxtil do país, produz grande parte do vestuário feminino, masculino e infantil, essas peças são comercializadas em todo o país e exportadas para várias partes do mundo.

A Via Blumenau se sente privilegiada por carregar o nome desta cidade que tem um contexto histórico e cultural tão rico e por fazer parte desta história.

Parabéns Blumenau pelos seus 160 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário